sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Conto da Ilha Desconhecida


O homem, a mulher da limpeza, o rei e o capitão do porto. Um barco para ir à busca da ilha desconhecida. Uma viagem sem destino, uma embarcação velha e sem tripulação. Uma história. Um conto de Saramago. Não é preciso muito para que nos entreguemos a esse fantástico autor. São necessárias poucas linhas para que nos vejamos imersos em um mundo ao mesmo tempo distante e tão próximo de nós mesmos. Uma leve narrativa, mas uma profunda reflexão.

Um homem chega à porta do rei para lhe pedir um barco. Para quê um barco? Para ir à busca da ilha desconhecida. Um pedido estranho para um objetivo mais estúpido ainda. Mas o rei não lhe nega. No cais o barco lhes espera, a ele e a sua nova companheira, que até então trabalhava no palácio, mas se apaixonou por esse plano de viagem (não só pelo plano). O dia foi para limpar o barco, encargo da mulher, e para alistar marinheiros para a viagem, frustração do homem. Sozinhos, sem experiência, sem destino, mas com um propósito, é suficiente.

A noite sempre nos traz surpresas. Não será diferente aqui. Um sonho. Uma viagem. Um encontro. Mesmo no sonho ele ainda enfrenta obstáculos. Um caminho desconhecido precisa ser percorrido. Mas ele não pode se desviar. Paciência deve estar sempre em seu sustento. No final do caminho o destino. O desconhecido, porém, não está mais ali. Um novo caminho precisa ser pensado para que um destino possa ser avistado.

A aurora desponta. Mas não vem sozinha. Com ela a certeza de que é preciso uma viagem confirma-se. O casal faz os últimos ajustes no barco. Pronto o Ilha Desconhecida está navegando pelas águas traçando seu destino. Numa viagem necessária a todos nós.

4 comentários:

  1. Amo Saramago...

    E amo o numa rede de leituras...
    Não consegui não ser tiete.

    Viajar por mundos, situações...
    é isso que Saramago e Jairo propõe. Cada um da sua maneira.

    Os dois vão lapidando as palavras e formando maravilhosas histórias ou redes de narrativas..

    Viaje pelas letras de Saramago e pels redes do Numa Rede de Leituras. Tenho certeza de que não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  2. Aaaah, maravilhoso esse conto! Eu li (acredite) enganada de que ele cairia em um vestibular que prestei. rs... O engraçado é que foi muito bom ler um livro enganado. Muito singelo, muito verdadeiro, apesar da idéia de ir para uma ilha desconhecida assuste a tantos.

    Gosto de uma parte que o rei fala: "Mas se é uma ilha desconhecida, como vc vai saber chegar lá?" Ou algo assim. E o homem responde: "Se eu soubesse chegar, não seria desconhecida." Ou algo assim tb, rs. Mas o que eu quero dizer é que não só a ilha era desconhecida, mas o próprio caminho. E corajoso foi ele que perseguiu seu sonho. E ela, que o acompanhou.

    Muito bom seu comentário.

    Beso.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li tal conto. Mas após esse trecho fiquei com grande vontade de entendê-lo por completo...

    Saramago é sem dúvidas um autor e tanto...

    ResponderExcluir
  4. Olá jairinho...

    Gostei muito do seu blog .. e este conto ... " Ilha do desconhecido "... simples .. mas fala muito... pela fé buscamos algo q ainda não conhecemos... a felicidade... amizades.. sucesso... e claro o mais importante .. esperamos nos encontrar com Cristo ... um dia...

    Bjinhos... Jesus t abençoe...

    Suely

    ResponderExcluir