terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jeremiadas de fim-de-férias

Já há um bom tempo sem postar um texto no blog, estou cansado da ociosidade das férias. A mente está vazia, sem criatividade, preguiçosa, idéias incoerentes e sem coesão... Isso é muito chato! Mas é o normal do fim-de-férias: o cérebro em estado de hibernação (em pleno verão), mas logo volta ao normal (é o que espero). Aliás, falando em fim-de-férias, fim-de-janeiro, está chegando meu aniversário. Espero, no máximo, alguns emails, recados no orkut, uns abraços, nenhum presente. Não é tão mal. Me contento em saber que ainda estou vivo...

Mudando de assunto, ontem li um livro interessante. "O mandachuva", de João Bosco de Castro (um mineiro!). Narra, de forma bem seca, o progresso e a consequente destruição de uma cidadezinha do interior, onde não havia a prepotência do latifundiário, nem o ódio reprimido dos pobres. É uma história triste, mas verdadeira. Chocante e fria (muito fria!). Sarcástica. Vale a pena ler esse romance. Fica aí minha dica pra quem quiser acordar o cérebro nesse fim-de-férias; é um livro pequeno, umas 115 páginas, li numa setada.

Agora começa a saga. Já mandaram as leituras do semestre; já tenho um conto pro dia 2 (é mole?), pelo menos é pré-modernista, se fosse um romance acho que não o leria... Mas mãos (leitura) à obra que a vida não para, muito menos a faculdade. Falando nisso, acho que vou precisar ler (de novo) o Novo-Acordo-Ortográfico-da-Língua-Portuguesa, já não sei hifenizar, acentuar, e essas burocracias todas da escrita (ô trem chato, sô!). Seria muito mais fácil se tudo fosse falado e não escrito. Não haveria desigualdade pelo menos. Mas (não querendo ser otimista mas...) tudo tem seu lado bom.

Satisfeito! Mais um post, cérebro acordando (aos poucos). Ah! Só mais uma indicação (acho que desnecessária): "A menina que roubava livros", Markus Zusak. Não sei porque indiquei esse, é bom. De qualquer maneira, se tiver interesse, em um tempo ocioso, leitura nunca prejudica.

Feliz 2010 (porque o ano começa em fevereiro...)!

Um comentário:

  1. ótimas dicas de leitura para colocar a tudo em ordem. Descanso merecido, vida que floresce novamente. Saudade.

    ResponderExcluir